quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Proposta de Alguns Candidatos ao Governo do Estado do Paraná em Relação ao Meio Ambiente

Osmar Dias

**Produtores que preservam o meio ambiente terão benefícios no governo Osmar Dias
Setor produtivo, sindical e comunidade da região de União da Vitória recebem com entusiasmo a proposta do Candidato do PDT ao governo do Paraná**

Durante encontro com 300 lideranças rurais, empresariais, sindicais e políticas da região de União da Vitória na noite desta segunda-feira (16), o candidato do PDT ao governo do Paraná Osmar Dias anunciou que vai criar um plano estadual para premiar os produtores que cumprem os requisitos de preservação ambiental previstos na legislação. “Não é justo que, enquanto uns investem em preservação, outros poluam o meio ambiente. Vamos garantir benefícios para quem trabalha direito no uso da terra, preservando a água, a vegetação”, disse o candidato, sob aplausos dos participantes. [...]

http://osmardias.com.br

Beto Richa

[...]Vamos retomar a condição de “Estado referência” em gestão ambiental no Brasil, a ter uma concepção sistêmica, descentralizada, com quadro estratégico e estrutura física adequada.[...]
Vamos avançar na política de recursos hídricos, fazendo valer a instrumentação legal para a sua gestão. Vamos efetivar os comitês de bacia criados no papel, criar e implantar os que faltam, redirecionar o papel do órgão gestor, hoje deturpado em sua função fundamental, e garantir a sustentabilidade do sistema.[...]














Vamos buscar a substituição de tecnologias até hoje vigentes, embora há muito superadas em países desenvolvidos, do simples “enterro” do lixo, buscando a adoção de inovações tecnológicas voltadas ao aproveitamento máximo dos resíduos.

Vamos garantir a conservação de áreas consideradas prioritárias para a biodiversidade, pela construção e condução da política de conservação e recuperação dos remanescentes florestais nativos, de forma a resguardar as condições de manutenção da biodiversidade.[...]

http://www.betoricha.com.br/

Paulo Salamuni

Programa de Governo

[...]ECONOMIA SUSTENTÁVEL
a) Política econômica preocupada com o cidadão
b) Ampliação das receitas por meio de gerenciamento tecnológico mais aprofundado
c) Geração de uma economia mais sustentável (empregos verdes, indústrias verdes)
d) Ampliação da oferta de empregos em indústria de tecnologia e mais desenvolvimento tecnológico em setores vitais, como o de energia
d) Preocupação com recursos naturais renováveis e não renováveis
e) Agronegócio sustentável
f) Agricultura familiar
g) Estímulo às parcerias público-privadas
[...]











MEIO AMBIENTE
a) Educação para a Sustentabilidade das atividades humanas
b) Mudanças no Código Florestal somente no sentido de conservação dos remanescentes florestais
c) Política ampla de prevenção aos desastres naturais
d) Preservação da qualidade das águas superficiais e subterrâneas
e) Preservação das florestas, principalmente da Mata Atlântica e ampliação de corredores ecológicos
[...]

http://www.salamuni.com.br/

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Saída Técnica à PETROSIX- São Mateus do Sul-PR

Objetivos da Saída
* Geral
Conhecer os processos de industrialização do xisto betuminoso.
* Específico(s)
- Conhecer a organização administrativa da Unidade;
- Entender o processo de beneficiamento do xisto;
- Conhecer a política de gestão ambiental da Petrobrás;
- Entender como é realizada a recuperação de áreas degradadas pela mineração.

**Da localização da SIX (Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto)

A SIX localiza-se em São Mateus do Sul no estado brasileiro do Paraná sobre a Formação Irati, formação essa que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. A Formação Irati representa uma reserva de 700 milhões de barris de óleo, 9 milhões de toneladas de gás liquefeito (GLP), 25 bilhões de metros cúbicos de gás de xisto e 18 milhões de toneladas de enxofre.

** Do Xisto

O xisto é uma camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica disseminada em seu meio mineral e consiste em uma fonte energética não renovável.

É um tipo de rocha encontrado na natureza em duas formas diferentes: o betuminoso e o pirobetuminoso, ambos ricos em betume. As características de cada um são:

* Xisto Pirobetuminoso – O querogênio(um complexo orgânico que se decompõe termicamente e produz óleo e gás), que depois será transformada em betume, é sólida à temperatura ambiente e o betume é obtido através do aquecimento da rocha.

* Xisto Betuminoso – são hidrocarbonetos (substâncias constituídas de hidrogênio e carbono) que aparecem em rochas sedimentares. O betume disseminado em seu meio é quase fluido, sendo facilmente extraída.

**Do Processamento do Xisto

1º - O xisto é minerado a céu aberto.
2º - O xisto é transportado para um britador, que o reduz a fragmentos.
3 º - Os fragmentos são levados por uma correia a um reator cilíndrico vertical - conhecido também como retorta -, para serem aquecidos em alta temperatura. O xisto então libera matéria orgânica em forma de óleo e gás.


4º - Nesta etapa, o xisto é resfriado, o que resulta na condensação dos vapores de óleo, que, sob a forma de gotículas, são transportados para fora da retorta pelos gases.
5º - Os gases de xisto passam por outro processo de limpeza para a obtenção do óleo leve.
6º - O restante é encaminhado para a unidade de tratamento de gases, onde são produzidos gás combustível e gás liquefeito (GLP) e onde é feita a recuperação do enxofre.


**Dos Produtos Resultantes do Processamento do Xisto

• Óleo Combustível;
• GLP;
• Gás de Xisto;
• Nafta de Xisto;
• Enxofre Escamado;
• Aditivos para Asfaltos;
• Insumo de Cura Média;
• Insumo para Emulsão Rejuvenescedora;
• Aditivo para Mistura Asfáltica;
• Insumo para Antipó.

**Da Reciclagem de Pneus
Por meio da utilização de uma tecnologia única, licenciada junto ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a SIX reaproveita pneus inservíveis no processamento do xisto, obtendo desse material gás, óleo e enxofre. Desde que a tecnologia foi implantada, em maio de 2001, a SIX promoveu a reciclagem de mais de nove milhões de pneus. Essa é mais uma das formas que a empresa encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade da vida urbana. O volume de pneus adicionado corresponde a 5% do volume total de xisto processado.


**Da Recuperação das Áreas Mineradas

A SIX promove a recuperação de áreas mineradas, utilizando técnicas desenvolvidas internamente com o apoio de instituições de pesquisa e universidades. As técnicas abrangem a reposição topográfica, a disposição de solo vegetal original, a produção e o plantio de mudas de espécies florestais nativas e reintrodução da fauna.
A Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto é, inclusive, pioneira no Brasil na recuperação ambiental de áreas mineradas. Muito antes de haver qualquer exigência ambiental nesse âmbito e da promulgação da Constituição Federal vigente no país, que data de 1988 e inclui um artigo específico sobre meio ambiente, a SIX já desenvolvia estudos para recuperar áreas mineradas. Desses estudos, além de levantamentos fitossociológicos e faunísticos, entre outros projetos, nasceu o Projeto Arca de Noé, que consistia em um criadouro científico de animais silvestres idealizado para levantar informações e conhecimento para a reintrodução da fauna em terrenos recuperados. Isso ajudou a estabelecer parâmetros a seguir na reabilitação das áreas mineradas.

**Do Projeto Lago Sul

A unidade conta com mais de 400 hectares (4.000.000 m2) de áreas reabilitadas. Entre elas, destaque para a área denominada Lago Sul, que possui condições ambientais excelentes para o desenvolvimento da vida selvagem. Trata-se de uma área totalmente reflorestada com espécies nativas, onde foram reintroduzidos animais provenientes do Criadouro de Animais Silvestres, mais conhecido como Arca de Noé, um projeto já finalizado.
O sucesso do reflorestamento e a adaptação dos animais despertaram o interesse em transformar a área em um Parque Ecológico.
O local contará com um Museu da Vida e da Terra, destinado a atender visitas técnicas e de educação ambiental, atuar como Campus Avançado de Pesquisas Ambientais, abrigar a Fundação Universitária e tornar-se uma opção de lazer para a comunidade.


** Por Giovanni Luigi Schiavon **