quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Saída Técnica à PETROSIX- São Mateus do Sul-PR

Objetivos da Saída
* Geral
Conhecer os processos de industrialização do xisto betuminoso.
* Específico(s)
- Conhecer a organização administrativa da Unidade;
- Entender o processo de beneficiamento do xisto;
- Conhecer a política de gestão ambiental da Petrobrás;
- Entender como é realizada a recuperação de áreas degradadas pela mineração.

**Da localização da SIX (Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto)

A SIX localiza-se em São Mateus do Sul no estado brasileiro do Paraná sobre a Formação Irati, formação essa que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. A Formação Irati representa uma reserva de 700 milhões de barris de óleo, 9 milhões de toneladas de gás liquefeito (GLP), 25 bilhões de metros cúbicos de gás de xisto e 18 milhões de toneladas de enxofre.

** Do Xisto

O xisto é uma camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica disseminada em seu meio mineral e consiste em uma fonte energética não renovável.

É um tipo de rocha encontrado na natureza em duas formas diferentes: o betuminoso e o pirobetuminoso, ambos ricos em betume. As características de cada um são:

* Xisto Pirobetuminoso – O querogênio(um complexo orgânico que se decompõe termicamente e produz óleo e gás), que depois será transformada em betume, é sólida à temperatura ambiente e o betume é obtido através do aquecimento da rocha.

* Xisto Betuminoso – são hidrocarbonetos (substâncias constituídas de hidrogênio e carbono) que aparecem em rochas sedimentares. O betume disseminado em seu meio é quase fluido, sendo facilmente extraída.

**Do Processamento do Xisto

1º - O xisto é minerado a céu aberto.
2º - O xisto é transportado para um britador, que o reduz a fragmentos.
3 º - Os fragmentos são levados por uma correia a um reator cilíndrico vertical - conhecido também como retorta -, para serem aquecidos em alta temperatura. O xisto então libera matéria orgânica em forma de óleo e gás.


4º - Nesta etapa, o xisto é resfriado, o que resulta na condensação dos vapores de óleo, que, sob a forma de gotículas, são transportados para fora da retorta pelos gases.
5º - Os gases de xisto passam por outro processo de limpeza para a obtenção do óleo leve.
6º - O restante é encaminhado para a unidade de tratamento de gases, onde são produzidos gás combustível e gás liquefeito (GLP) e onde é feita a recuperação do enxofre.


**Dos Produtos Resultantes do Processamento do Xisto

• Óleo Combustível;
• GLP;
• Gás de Xisto;
• Nafta de Xisto;
• Enxofre Escamado;
• Aditivos para Asfaltos;
• Insumo de Cura Média;
• Insumo para Emulsão Rejuvenescedora;
• Aditivo para Mistura Asfáltica;
• Insumo para Antipó.

**Da Reciclagem de Pneus
Por meio da utilização de uma tecnologia única, licenciada junto ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a SIX reaproveita pneus inservíveis no processamento do xisto, obtendo desse material gás, óleo e enxofre. Desde que a tecnologia foi implantada, em maio de 2001, a SIX promoveu a reciclagem de mais de nove milhões de pneus. Essa é mais uma das formas que a empresa encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade da vida urbana. O volume de pneus adicionado corresponde a 5% do volume total de xisto processado.


**Da Recuperação das Áreas Mineradas

A SIX promove a recuperação de áreas mineradas, utilizando técnicas desenvolvidas internamente com o apoio de instituições de pesquisa e universidades. As técnicas abrangem a reposição topográfica, a disposição de solo vegetal original, a produção e o plantio de mudas de espécies florestais nativas e reintrodução da fauna.
A Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto é, inclusive, pioneira no Brasil na recuperação ambiental de áreas mineradas. Muito antes de haver qualquer exigência ambiental nesse âmbito e da promulgação da Constituição Federal vigente no país, que data de 1988 e inclui um artigo específico sobre meio ambiente, a SIX já desenvolvia estudos para recuperar áreas mineradas. Desses estudos, além de levantamentos fitossociológicos e faunísticos, entre outros projetos, nasceu o Projeto Arca de Noé, que consistia em um criadouro científico de animais silvestres idealizado para levantar informações e conhecimento para a reintrodução da fauna em terrenos recuperados. Isso ajudou a estabelecer parâmetros a seguir na reabilitação das áreas mineradas.

**Do Projeto Lago Sul

A unidade conta com mais de 400 hectares (4.000.000 m2) de áreas reabilitadas. Entre elas, destaque para a área denominada Lago Sul, que possui condições ambientais excelentes para o desenvolvimento da vida selvagem. Trata-se de uma área totalmente reflorestada com espécies nativas, onde foram reintroduzidos animais provenientes do Criadouro de Animais Silvestres, mais conhecido como Arca de Noé, um projeto já finalizado.
O sucesso do reflorestamento e a adaptação dos animais despertaram o interesse em transformar a área em um Parque Ecológico.
O local contará com um Museu da Vida e da Terra, destinado a atender visitas técnicas e de educação ambiental, atuar como Campus Avançado de Pesquisas Ambientais, abrigar a Fundação Universitária e tornar-se uma opção de lazer para a comunidade.


** Por Giovanni Luigi Schiavon **

Um comentário: